Lançado há quatro anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o programa "Escola do Espaço" tem o objetivo de mostrar a estudantes conhecimentos básicos sobre os benefícios da ciência espacial. Com o intuito de apresentar um conteúdo mais interativo, a coordenação do programa produziu um CD-Rom que compila mais de vinte apostilas sobre temas diversos apresentados em sala de aula.
O material está disponível desde 5 de setembro e tem a proposta de detalhar, em linguagem simples e com recursos visuais sofisticados, diversos temas que integram atualmente o programa espacial brasileiro. O conteúdo pode ser visto no site do Inpe (www.inpe.br). Fazem parte da programação explicações sobre a construção de satélites, a melhor forma de se utilizar imagens na meteorologia ou, ainda, princípios fundamentais do sensoriamento remoto e das chamadas ciências atmosféricas.
O programa "Escola do Espaço" consiste num curso intensivo de dez dias, realizado anualmente e voltado para difusão das atividades espaciais entre alunos da 8ª série do ensino fundamental e das três primeiras séries do ensino médio. Todos os anos, o grupo é escolhido após indicação das próprias escolas onde estudam e posterior seleção do Inpe, em sistema similar ao de um programa de mestrado. Um fator positivo do programa é o fato de estimular novas vocações para profissões desta área.
A próxima turma tem aulas programadas para o período entre 3 a 14 de novembro, na sede do Inpe, em São José dos Campos (SP).