A Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), organização voltada ao apoio da inovação tecnológica, acaba de apresentar ao SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e à Prefeitura de São José dos Campos o projeto de criação de uma incubadora para o desenvolvimento de tecnologia aeroespacial. O projeto tem previsão de ser instalado junto ao ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
O projeto aproveita a potencialidade do conhecimento científico local para a geração de futuros empreendedores. Denominada IncubAero, a incubadora projetada pela FCMF destina-se a estimular a criação de novos empreendimentos baseados em tecnologias inovadoras e a abrigar projetos de pesquisadores e empresas ligados à indústria aeroespacial. No entender do presidente da FCMF, Jerônimo de Souza, a IncubAero deverá atrair projetos de alta qualidade.
"A nossa intenção é apostar em poucos projetos e originais, fugindo de cópias e substituições, que revelem muita qualidade e grande chance de retorno no mercado". Como o presidente da FCMF destaca, é na pequena empresa que acontece a inovação, a exemplo do que ocorre na NASA, agência espacial norte-americana, onde 80% dos fornecedores são pequenas empresas. É também na indústria aeroespacial que se explora muito o desenvolvimento de novos materiais e os produtos acabam sendo utilizados também na fabricação de foguetes, blindagem de veículos, entre outras aplicações no mercado.