Um levantamento feito pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) deu origem ao mapa dos pólos industriais brasileiros. O mapa mostra municípios com maior concentração em 42 setores de atividades. São cidades onde há uma concentração de estabelecimentos acima da média nacional.
Os números mostram desde a conhecida liderança da cidade de Franca, em São Paulo, no setor de calçados, até destaques pouco divulgados, como a liderança de Campo Grande no setor de obras viárias. A pesquisa foi realizada a partir de dados do Cadastro de Estabelecimentos Empregadores (CEE) do Ministério do Trabalho e Emprego. Trata-se, em todos os casos, de números relativos ao total de indústrias da cidade, em comparação com a média nacional. Em números absolutos, as cidades maiores tendem naturalmente a ter mais indústrias na maioria dos setores.
A condição para inclusão na pesquisa foi a existência de mais de 30 indústrias do setor em cada município. Os 42 setores foram escolhidos entre aqueles com mais de 3 mil estabelecimentos em todo o país. Quarenta cidades de todas as regiões brasileiras alcançaram o primeiro lugar em concentração de indústrias, entre os 42 setores estudados. Os municípios de Santana do Parnaíba, em São Paulo, e Manaus, capital do Amazonas, lideram dois rankings setoriais cada um. Entre essas 40 cidades, 20 estão em São Paulo (12) e Minas Gerais (8), a maioria no interior desses Estados. Municípios de Pernambuco e Rio Grande do Sul alcançaram quatro vezes o primeiro posto. A Bahia teve três cidades no primeiro lugar.