Na quarta-feira (30/10) foi inaugurado oficialmente o Setor de Geoprocessamento do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos (RJ). O Setor dará suporte ao Projeto Ecologia da Paisagem do Rio Paraíba, que tem o apoio financeiro da Esso e a parceria do Laboratório de Ecologia Isotópica da USP.
"Numa época de escassez de recursos públicos, a participação da iniciativa privada é extremamente importante", disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, José Brandão Fonseca, frisando a importância da parceria da Universidade com a iniciativa privada. Firmado em maio deste ano, o convênio entre a UENF, a USP e a Esso está permitindo o mapeamento completo de toda a Bacia do Rio Paraíba do Sul, em suas partes média e baixa. A empresa já investiu cerca de R$ 200 mil no projeto. O mapeamento abrange informações sobre o uso da terra em cerca de 50 mil km².
A expectativa é de que, durante um ano, seja construído um banco de dados georreferenciados relacionados à Bacia do Rio Paraíba, englobando terras de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
+Informações www.uenf.br/index.html/ecopaisagem