Ken Aldeman, ativista ecológico americano, está fazendo um mapeamento fotográfico da costa da Califórnia, para detectar construções irregulares. Sua câmera Nikon foi conectada ao receptor GPS do helicóptero (de onde as fotos são tiradas), para gravar latitude, longitude e altitude a cada imagem feita.
No fim do dia as fotos são descarregadas via FireWire para um drive externo. Na costa californiana muitas pessoas constróem casas e barreiras na beira da praia. Segundo os ambientalistas, essas barreiras, que são ilegais, destróem praias públicas e desviam ondas, que aumentam a erosão ao longo da costa. A bordo do helicóptero, ele já tirou 6,9 mil fotos da costa, o que dá para guardar em 99 CD-ROMs, ou 44 GB, que estão no site www.californiacoastline.org/.
Os primeiros usuários do site foram pesquisadores, membros do governo e grupos ambientalistas. As fotos permitem ver detalhadamente a costa. Para sustentar a alta taxa de frames e ainda tirar fotos em alta resolução, a câmera foi ligada por um cabo FireWire a um Apple Powerbook de 667 Mhz, com MacOS 9.2 e HD de 45 GB (o suficiente para um dia de fotografias).