Hoje (7/11) uma palestra sobre desenvolvimento de satélites será realizada no auditório da Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília, às 16 horas. Carlos Eduardo Santana, pesquisador e diretor de projetos espaciais da AEB, é o participante do último evento do Ciclo de Palestras Quintas Espaciais deste ano.
Ele irá traçar um panorama do estado de desenvolvimento tecnológico nacional na área de satélites, mostrando os principais desafios a serem superados, suas dificuldades e os motivos que impulsionaram o Brasil a aderir a esta tecnologia. De acordo com a AEB, Santana explicará que é possível identificar uma série de equipamentos comuns a todos os satélites, como se divide um satélite em subsistemas e as tecnologias envolvidas em cada um, identificando o estado da capacitação tecnológica nacional caso a caso.
O palestrante é graduado em engenharia eletrônica pela PUC-RJ, mestre em telecomunicações pelo Inpe e recebeu o título de doutor em Eletrofísica pela Escola Politécnica de Nova Iorque. Em 1985, assumiu a gerência técnica dos trabalhos de desenvolvimento do primeiro satélite artificial da Terra feito no Brasil, o SCD1.
Foi coordenador-geral de Engenharia e Tecnologia Espacial do Inpe e sua equipe foi responsável pelo desenvolvimento dos satélites do Programa Espacial Brasileiro, pela concepção de novas missões espaciais e pela condução dos trabalhos de cooperação internacional.