publicidade

Seminário apresenta mapa da Bacia Hidrográfica da Billings

publicidade

Um mapa do maior manancial de água da Região Metropolitana de São Paulo identifica quais as ações que devem ser tomadas para que a Billings seja conservada e recuperada e para que seus recursos naturais sejam utilizados de maneira sustentável.

O mapa-síntese, como é chamado, é o resultado final da sobreposição de uma série de outros mapas elaborados durante o Seminário Billings 2002 realizado no município de Ribeirão Pires, de 19 a 21 de novembro, por cerca de 200 especialistas de instituições governamentais e não-governamentais que trabalham na região.

As ações propostas foram: a criação de UCs – unidades de conservação; o monitoramento e a fiscalização permanentes; a elaboração de novos estudos sobre a Billings; outras medidas de proteção que não a criação de UCs; a recuperação ambiental; a recuperação urbana; e o uso sustentável dos recursos naturais do manancial. No encerramento do evento foi ressaltado que a representatividade institucional dos participantes significa um estímulo para que sejam efetivadas as ações políticas das quais depende a recuperação do manancial. Uma parceria entre a Fundação Florestal da Secretaria do Meio Ambiente e o ISA – Instituto Socioambiental vai detalhar as áreas que podem ser transformadas em unidades de conservação na região da Billings. Primeira iniciativa prática derivada do Seminário, a parceria faz parte de uma estratégia do governo estadual para estabelecer o gerenciamento de UCs em conjunto com ONGs e instituições privadas.

publicidade
Sair da versão mobile