publicidade

HP lança impressora para GIS

publicidade

A HP Brasil lançou durante a Rio Oil & Gas Expo 2002 a impressora hp designjet 5500, que oferece altíssima precisão de linha e qualidade de imagem para aplicações de petróleo e GIS. Essa impressora tem também uma nova unidade de disco rígido de 40 GB, capaz de armazenar permanentemente arquivos já processados, para uma rápida reimpressão quando necessário. Para uma produtividade ainda melhor, a hp designjet 5500 conta com novos modos de impressão de produção, com qualidade de imagem de nível comercial. E, com o hp designjet WebAccess, um servidor de web dentro da impressora hp, os usuários podem enviar diretamente arquivos nos formatos Adobe® PDF, TIFF e JPEG, sem a necessidade de um driver ou da aplicação propriamente dita. Ainda na Rio Oil & Gas Expo, que aconteceu em setembro no Rio de Janeiro, a HP exibiu o recém-lançado multifuncional de grande formato em cores hp designjet copier cc800ps, ideal para mapotecas, e a impressora de grande formato hp designjet 1055CM, voltada para a produção técnica. "Nossos clientes sabem que as impressoras de grande formato da HP oferecem qualidade, precisão e tamanho, características que são essenciais para ambientes de engenharia.


Impressora hp designjet 5500

Temos um portfólio de produtos altamente especializado que atende às mais exigentes necessidades de impressão de empresas das áreas de prospecção de petróleo, gás, água e esgoto, telefonia, demarcação territorial e também do segmento de manufatura", afirmou Sergio Vieira, gerente de marketing de soluções de impressão de grande formato da HP Brasil. A HP participou do evento em parceria com a Bentley, que desenvolve aplicações para a área de engenharia, como gerenciamento de plotagem, visualização 3D e soluções CAD. A Digicon, distribuidora especializada em equipamentos de grande formato, também estava presente no estande da Rio Oil & Gas Expo 2002. Mais informações no site www.hp.com.

Novo chip de localização baseado em GPS

A Motorola está lançando um novo chip para dispositivos sem fio com recursos de localização. Segundo a fornecedora, o produto foi desenvolvido por ela, porém será produzido pela IBM, que disponibilizou sua tecnologia silicom germanium chip-making para a criação da solução, que ainda utiliza GPS (sistema de posicionamento global). De acordo com a Motorola, o chip – chamado Instant GPS – é pequeno o suficiente para caber em relógios de pulso e deverá ser utilizado em PDAs e celulares, para localizar pessoas e lugares, ou para possibilitar aplicações que utilizem mapas. A Motorola afirmou que espera que o processador seja usado em produtos eletrônicos portáteis como câmeras, computadores de bolso com aplicações voltadas para localização em mapas e navegação em tempo real e telefones celulares capazes de localizar amigos, familiares, restaurantes e lojas que estejam próximas do usuário. A tecnologia da IBM, que fabricará os processadores para a Motorola, permitiu à companhia combinar as funções de muitos chips em um, o que ajudou a reduzir o tamanho e a melhorar o consumo de energia. "Esta é uma solução que atua no lugar daquelas que combinam dois ou três chips para comunicação com o microprocessador", diz Dave Huntingford, gerente de marketing da Motorola GPS, destacando em comunicado oficial o principal benefício da tecnologia IBM. Mais informações nos sites www.ibm.com e www.motorola.com.

GeoDIM realiza busca on-line no ArcView

A Geoexplore está lançando o GeoDIM-Cadastro Mineiro on-line no ArcView. De acordo com a empresa, este produto permite que o usuário do ArcView efetue uma busca on-line de dados de processos de direitos minerários disponibilizados no site Cadastro Minério do DNPM e lance de forma automática as poligonais destes processos em formato shapefile, no ambiente GIS. Assim, sem sair do ambiente ArcView, o usuário poderá: conectar-se on-line com o site Cadastro Mineiro do DNPM; consultar qualquer quantidade de processos de uma só vez; obter as poligonais atualizadas de quaisquer processos; ter as poligonais (em shapefile) automaticamente adicionadas na View; e obter junto com o tema de processos os atributos com valores atualizados (requerente, bem mineral, fase, último evento, etc.).


GeoDIM-Cadastro Mineiro on-line no ArcView

O GeoDIM é uma extensão para ArcView 3.x implementada na linguagem Avenue e disponibilizada por meio de um programa de instalação automatizada (setup.exe) que inclui o arquivo de extensão avx. O GeoDIM utiliza as informações publicadas no Cadastro Mineiro para desenhar as poligonais utilizando cálculos geodésicos que atendem aos critérios do DNPM para especificação de memoriais descritivos, ou seja, rumos em relação ao Norte Verdadeiro e distâncias em metros. As consultas ao Cadastro Mineiro pelo GeoDIM podem ser feitas de quatro modos. Em todos, exceto um, a consulta é feita on-line ao banco de dados do DNPM, portanto é necessário que o computador tenha conexão com Internet por modem (acesso discado), LAN ou ADSL (banda larga). Mais informações no site www.geoexplore.com.br.

Handheld com GPS da Metron

A fabricante brasileira Metron lançou seu handheld com seis opcionais: GPS, teclado de borracha, fax modem, webcam, leitor de código de barras e sistema wireless. O equipamento é baseado na plataforma Windows CE e faz parte de uma estratégia para a empresa crescer no mercado corporativo. O Píccolo, como foi batizado, vem com processador Intel StrongARM de 206 MHz, 64 MB de memória, bateria de lítio-íon, mais os softwares Internet Explorer 5.5, Multimedia Windows Media Player 8.0, agenda, calendário, contatos e e-mail. O produto, que estava prometido para o mês de abril, chegou oficialmente às lojas em setembro. Mais informações no site www.metron.com.br

Siemens integra GIS e BI

A Siemens traz para o mercado brasileiro serviços de implementação de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) aliado ao Business Intelligence (BI). Integrados, esses dois softwares possibilitam uma melhor utilização e análise de bancos de dados. As ferramentas de GIS e BI permitem, por exemplo, que uma concessionária tenha uma visão completa de seus clientes. Desde a disposição física até informações sobre inadimplência, histórico de atendimento, dados de faturamento, reclamações na área de cobertura, entre outras. Com base na combinação e análise desses dados, a empresa identifica e antecipa tendências sobre comportamento das pessoas. Segundo Fernando Figueredo, consultor de tecnologia da divisão Siemens Business Services, braço da companhia dedicado à integração de serviços de tecnologia da informação, esses dados são recolhidos das bases do cliente e reunidos em um data warehouse. Depois são disponibilizadas para análise de acordo com regras pré-definidas pelos usuários. "O resultado é uma melhor administração de recursos, maior satisfação dos clientes e colocação de novos negócios em evidência", destaca Figueredo. Mais informações em www.siemens.com.br.

publicidade
Sair da versão mobile