publicidade

Parceria Brasil/Japão vai gerar mapas para conservação do cerrado

publicidade

O Ibama firmou parceria com a Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica) para o Projeto de Cooperação Técnica para a Conservação do Ecossistema do Cerrado. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão o Ordenamento Territorial, a partir do zoneamento ambiental feito através de trabalhos com geoprocessamento e checagens de campo, que gerarão mapas de uso da terra, contendo recomendações das atividades mais adequadas para cada área.

Como área contemplada para receber a ação do Projeto foi selecionado o corredor ecológico – área geográfica terrestre e/ou aquática extensa, definida pelas suas características e identidades biológicas, ecológicas e culturais, cuja gestão biorregional visa conservar a biodiversidade, ordenar o uso sustentável dos recursos naturais e promover a distribuição eqüitativa das riquezas – que envolve a Serra dos Pirineus (GO)/Parque Nacional de Brasília – Estação Ecológica de Águas Emendadas (DF)/Vale do Rio Paranã (GO/TO). As atividades de uso da terra e dos recursos naturais serão fiscalizadas e monitoradas através dos escritórios do Ibama na região e o controle ambiental será feito através do acompanhamento dos empreendimentos, especialmente aqueles que causam grande impacto ambiental.

A implementação destas ações deverá criar condições para que os recursos naturais sejam utilizados de forma sustentável, assegurando com isso, a manutenção da biodiversidade da região e melhorando a qualidade de vida da população regional. A cooperação técnica terá a duração de três anos a partir de 1º de fevereiro.

publicidade
Sair da versão mobile