Um acordo foi firmado entre Brasil e Moçambique para a instalação de um sistema de monitoração hidrológica e ambiental naquele país utilizando satélites brasileiros. Entre os objetivos do acordo estão: diagnosticar, complementar e modernizar a rede hidrológica atual; capacitar as unidades governamentais de Moçambique e implementar uma estação de recepção de satélites brasileiros com retransmissão de dados coletados pelas plataformas de coleta de dados instaladas em Moçambique.
De acordo com as informações do Ministério da Ciência e Tecnologia, numa primeira etapa o sistema piloto de monitoração hidrológica e ambiental vai cobrir a Bacia do Zambeze. Posteriormente será ampliada com a expansão da rede de plataformas de coleta de dados cobrindo as Bacias dos rios Buzi, Púngue e Save. Brasil e Moçambique tem afinado sua parceria nos últimos anos. Em agosto de 2002 foi assinado um Memorando de Entendimento entre os dois países com o objetivo de estabelecer um grupo de trabalho para examinar as possibilidades de cooperação mútua.
As áreas beneficiadas por essa cooperação seriam pesquisa e desenvolvimento, principalmente nas áreas de climatologia e meteorologia, hidrologia, ferramentas de software e transferência de tecnologia; legislação, regulamentação e normalização; governo eletrônico e universalização do acesso e alfabetização digital.