publicidade

Livro busca popularizar sensoriamento remoto para estudo ambiental

publicidade

O livro "Imagens de Satélite para Estudos Ambientais" procura tornar acessível e popular esta nova tecnologia de aquisição de informações sobre a Terra, abordando os sensores remotos, os tipos de imagens, sua seleção e interpretação.

Com linguagem simples, o livro explica como funciona o sensoriamento remoto e quais os satélites mais interessantes para estudos e monitoração ambiental; como selecionar as imagens em função da órbita, do tema do estudo, etc; os fundamentos para sua interpretação e o processo de sua transformação em mapas. A publicação possui imagens belíssimas, incluindo um mosaico completo do rio Amazonas e imagens do novo satélite QuickBird. Divulga, ainda, o Programa Espacial Brasileiro.

"Imagens de Satélite para Estudos Ambientais" proporciona uma iniciação à leitura das imagens de ambientes naturais, como florestas, mangues, relevos, desertos; de ambientes transformados pelo homem como as áreas urbanas, agrícolas, erosões, represas, etc.; e de fenômenos ambientais, como incêndios, desmatamentos e inundações. Teresa Gallotti Florenzano é geógrafa, com mestrado em Sensoriamento (Inpe), onde atua há mais de 20 anos, com destacada colaboração também na área didática.

O livro está à venda no Shopping MundoGEO, onde os assinantes infoGeo podem adquiri-lo com desconto.

publicidade
Sair da versão mobile