O XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (XI SBSR) irá promover o curso "Introdução ao Sensoriamento Remoto por Radar: Uma Perspectiva de Aplicações".
O evento será realizado em Belo Horizonte de 5 a 10 de abril, sendo que os dois primeiros dias (sábado e domingo) serão reservados aos 10 cursos da programação. O citado acima terá 16 horas e será ministrado por Waldir Renato Paradella e Dalton de Morison Valeriano, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe). Com o objetivo de fornecer conhecimento básico aos interessados no uso da tecnologia de radar imageador em aplicações geoambientais (recursos naturais renováveis e não-renováveis), o curso é direcionado a profissionais das Geociências (geólogos, geofísicos, geógrafos, cartógrafos, etc.) e Recursos Naturais Renováveis (engenheiros florestais, agrônomos, biólogos etc.), com interesse em adquirir informação básica no uso da tecnologia com radar imageador. Serão enfatizados exemplos de aplicações com sistemas de radar aeroportados (SAREX´92) e orbitais atuais (ERS-1, ERS-2, JERS-1 SAR e RADARSAT-1) na Amazônia.
Uma discussão sobre sistemas orbitais recentes (ENVISAT/ASAR) e futuros (RADARSAT-2, ALOS/PALSAR, TerraSAR, MAPSAR), bem como impactos esperados nas aplicações, também será enfocada. De acordo com a organização do XI SBSR, o número de trabalhos inscritos cresceu em 50% com relação ao simpósio de 2001, sendo que especialistas de mais de 10 países já confirmaram presença. Haverá 40 sessões técnicas orais, 10 cursos pré-congresso, mais de 160 apresentações interativas de pôsteres, além de mesas redondas, workshops, palestras convidadas e sessões especiais.
+Informações www.ltid.inpe.br/sbsr2003.