Nesta semana, uma comitiva com representantes do Programa de Cooperação Itália-Brasil está visitando a Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, no Acre, para identificar comunidades e parceiros dispostos a desenvolver ações de conservação e uso sustentável da biodiversidade.
Na região, em parceria com a Embrapa, este programa também está instalando ou apoiando programas de melhoramento para culturas escolhidas para a conservação dinâmica dos recursos fitogenéticos agrícolas. Para isso, o programa poderá financiar o aperfeiçoamento de instrumentos de análise de diversidade genética, incluindo os sistemas de informação geográfica (GIS) para o mapeamento e a gestão da biodiversidade.
De acordo com a Agência Brasil, o programa visa facilitar o acesso dos países em desenvolvimento ao uso sustentável das tecnologias e de outros instrumentos para a conservação e valorização dos recursos genéticos de espécies de interesse econômico. Planos de pesquisa aplicada com o objetivo de contribuir para a solução dos problemas de segurança alimentar também fazem parte das estratégias do programa.
A comitiva está sendo conduzida pelos técnicos do Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Populações Tradicionais – CNPT/Ibama, representante do Ministério do Meio Ambiente na execução de ações relacionadas às reservas extrativistas. As ações previstas pelo programa incluem a realização de projetos de manejo comunitário em áreas de floresta tropical para fins de utilização sustentável de produtos florestais nativos.