A Embrapa Monitoramento por Satélite e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) participaram do GEOBrasil 2003 – 4º Congresso e Feira Internacional de Geoinformação, em São Paulo, de 21 a 23 de maio. Para Mateus Batistella, gerente de pesquisa da Embrapa, a participação foi bem sucedida, com resultados melhores que os obtidos na edição anterior do evento.
"Cerca de mil pessoas, entre estudantes, representantes de governos municipais e estaduais, professores e profissionais especializados, visitaram o estande em busca de informações sobre a atuação da Embrapa no mercado de geotecnologias. As propostas encaminhadas durante a feira devem gerar negócios equivalentes a 3% do faturamento médio anual da empresa", disse Batistella.
A Escola Politécnica da USP levou ao GEOBrasil os trabalhos dos laboratórios de geoprocessamento, topografia, geodésia, informações sobre cursos de graduação, pós-graduação nas modalidades presenciais e ensino a distância voltado para a área de informações espaciais, além de resultados das pesquisas e desenvolvimento de sistemas aplicados a informações geográficas.
Algumas das ferramentas são sistemas desenvolvidos pelos alunos do curso de pós-graduação e um site por meio do qual o usuário pode fazer consultas espaciais num GIS.
"O GEOBrasil serviu como um grande balizador sobre as principais necessidades tecnológicas dos profissionais do mercado, empresas, órgãos públicos e entidades não governamentais. Além de podermos apresentar nossos projetos e cursos para um público altamente qualificado", afirmou o professor Homero Fonseca Filho, da Escola Politécnica da USP.