A Secom, maior companhia de tecnologia de segurança do Japão, acaba de anunciar o lançamento de um sensor pelo qual os cães e gatos perdidos ou roubados poderão ser rastreados e localizados por satélite ou telefone celular.
O aparelho, que ainda não tem nome mas será lançado no Japão até o fim do mês, consiste num sensor de apenas 48 gramas, que pode ser preso junto a um suporte no corpo do animal. Ligado ao sistema de posicionamento global via satélite (GPS, em inglês), o equipamento permite localizar o bichano ou o cachorro, pela internet, num raio de 50 metros. Para tanto, o dono precisa apenas acessar a internet e digitar o nome do bicho.
Outra opção será acessar, por telefone celular, o centro de rastreamento da Secom. Para utilizar o serviço, o usuário terá antes de pagar uma inscrição equivalente a US$ 7. Cada chamada ao centro da Secom custará ao dono do animal US$ 2. De acordo com a empresa, o aparelho foi feito com base num serviço lançado em 2001 para rastrear crianças, idosos e automóveis roubados. Embora seja considerado um equipamento pesado para gatos ou cães de pequeno porte, o sensor compensaria esta desvantagem com uma rapidez de segundos na busca e localização do animal.
O negócio promete ser tão lucrativo quanto seu similar para crianças. Tanto que a Secom acredita que poderá ter em seu catálogo de animais rastreados uma média de mil cães por mês até o final do ano.
As informações são da Agência Estado.