O zoológico de Aalborg, um dos maiores da Dinamarca, neste mês inaugura o novo sistema de localização de pessoas. Em vez de colocar um crachá na criança com informações como o telefone e o endereço, basta uma ligação do celular para a central de dados do parque para que, em 20 segundos, os pais fiquem sabendo o paradeiro da criança. Isso é possível graças ao BodyTag, um pequeno aparelho produzido pela BlueTags, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias de localização.
O equipamento, que funciona com o padrão Bluetooth para comunicação sem fio, pode ser alugado logo na entrada do jardim zoológico. O BodyTag é preso à roupa da criança e os pais recebem o código do chip. Sempre que quiserem saber a localização dos filhos, basta que liguem para a central do sistema, que informa onde está a criança. Cerca de 50 antenas foram espalhadas por toda a área do zoológico, ampliando o alcance do BodyTag, já que a transmissão de dados Bluetooth é limitada.
O Aalborg Zoo é o primeiro do mundo a implantar esse tipo de sistema, que é capaz de identificar 2.000 chips diferentes.
+Informações http://www.bluetags.com/.