O curso de pós-graduação Geotecnologias em Planejamento e Gestão Ambiental, inédito na capital paulista, é um dos únicos no Estado de São Paulo e foi criado pelo Senac São Paulo para atender às necessidades de gerenciamento e sistematização de informações para a análise urbana e ambiental sobre riscos ambientais.
As inscrições podem ser feitas até 30 de julho, próxima quarta-feira. As imagens via satélite permitem avaliar impactos ambientais provocados pelas intervenções humanas nos ecossistemas, sejam elas de caráter industrial, urbano, agrícola ou nos setores de energia e mineração. É o caso da identificação de áreas degradadas para recuperação e da identificação da capacidade de uso de áreas agrícolas para o planejamento da arborização urbana. O curso aborda a verificação de soluções ambientais existentes e a localização de problemas e áreas que podem ser afetadas.
O conteúdo é dirigido a profissionais e estudantes que necessitam de conhecimentos sobre Sistemas de Informações Geográficas (GIS) e ferramentas que trabalham com informações espaciais – mapas, imagens de satélite e dados GPS (Sistema de Posicionamento Global) -, como os softwares ArcView, Spring e Idrisi, voltados a aplicações de planejamento e meio ambiente. A programação conta com aulas teóricas e práticas que pretendem estudar os detalhes da análise espacial e das aplicações ambientais para as mais modernas ferramentas informatizadas de gestão.
Com duração aproximada de 18 meses, esta pós-graduação tem carga horária de 432 horas, com aulas às terças e quintas-feiras das 19 horas às 22h30. As aulas terão início no dia 6 de agosto e o investimento é de 18 parcelas no valor de R$ 585,00 cada.
Mais informações (11) 5017-0697, cea@sp.senac.br ou http://www.sp.senac.br/.