publicidade

Imagens Landsat são usadas para mapear remanescentes florestais

publicidade

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acabam de divulgar dados sobre a cobertura florestal do Estado. Durante mais de duas décadas os números da cobertura florestal do Paraná ficaram ocultos, por falta de levantamentos e, pode-se dizer, até mesmo por descaso, conforme destacou recentemente o portal AmbienteBrasil. As últimas informações oficiais datavam do início da década de oitenta, por ocasião da divulgação dos resultados do Inventário Floresta Nacional, levado a cabo pelo finado IBDF – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal.

Três levantamentos foram conduzidos, tratando em separado a Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), a Floresta Ombrófila Densa (Floresta Atlântica) e a Floresta Estacional Semidecidual, envolvendo o uso de imagens de satélite Landsat para mapeamento dos remanescentes florestais. Em todos os três trabalhos houve o envolvimento dos órgãos ambientais estaduais, de consultores e especialistas contratados e a forte participação da UFPR, através da FUPEF – Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná.

Segundo o professor Carlos Roberto Sanquetta, da UFPR, este estudo concluiu que a cobertura florestal natural do Paraná é de 18%, sendo cerca de 10% com florestas bem conservadas. Na Floresta de Araucária, especificamente, o percentual de cobertura florestal eleva-se para 24%, sendo quase 13% de florestas em bom grau de conservação. As informações são do portal AmbienteBrasil.

publicidade
Sair da versão mobile