A Embrapa Monitoramento por Satélite acaba de disponibilizar na Internet um projeto inédito com imagens de satélite de alta resolução espacial realizado no município de Holambra, São Paulo, para identificação, avaliação e caracterização das áreas urbanas e rurais.
O projeto atende às necessidades da administração municipal, que buscava sistemas modernos e rápidos para a gestão de suas políticas sobre a agricultura, meio ambiente e geração de empregos. O desenvolvimento do projeto ocorreu em duas etapas distintas.
A primeira foi voltada para a coleta, avaliação e interpretação de dados, seguida da geração dos temas utilizando as ferramentas de geoprocessamento. Na segunda etapa optou-se pela disponibilização e divulgação de forma dinâmica pela Internet, por meio da ferramenta WebGIS – um sistema de informações geográficas distribuído através da rede de computadores para integrar e disseminar informações geográficas na web. Segundo o pesquisador João Alfredo de Carvalho Mangabeira, um dos coordenadores do projeto, os resultados servem para disponibilizar, de forma rápida, precisa e com saídas em mapas, informações espacializadas sobre o uso atual das terras, neste primeiro momento, e depois gerar a tipologia dos sistemas de produção e os indicadores agroambientais e socioeconômicos.
Para fazer a avaliação e caracterização da região foi adquirida a imagem de Holambra obtida pelo satélite Ikonos II, com passagem em dezembro de 2000, georreferenciada, composta de 1 banda espectral pancromática de um metro de resolução espacial e 4 bandas multiespectrais e resolução espectral de 4 metros. Através da ferramenta WebGIS disponível no site, imagens do Ikonos podem ser integradas pelo usuário em mapas interativos.
+Informações www.holambra.cnpm.embrapa.br.