O ministro da Defesa, José Viegas, anunciou na última sexta-feira (29/8) que convidou associações acadêmicas para participar da comissão técnica que investiga as causas do acidente ocorrido no dia 22 de agosto em Alcântara, Maranhão.
De acordo com o ministro, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF) poderão, cada uma, elaborar uma lista tríplice com seus candidatos a representante na comissão técnica. "Pedi hoje ao presidente da AEB, Luiz Bevilacqua, para entrar em contato com os diretores da SBPC, ABC e SBF", disse o ministro. O ministro ressaltou ainda que o acordo com a Ucrânia para utilização do Centro de Lançamento de Alcântara não sofrerá prejuízos em vista dos recursos a serem direcionados para o programa depois do acidente com o VLS.
"Haverá uma pressão maior para alocar os recursos para os dois projetos, mas nós vamos enfrentar isso". Segundo a Agência Brasil, Viegas reafirmou o interesse do presidente Luís Inácio Lula da Silva em lançar com sucesso o Veículo Lançador de Satélites (VLS) até o fim do mandato. "Pretendemos lançar um satélite em 2006". Segundo Viegas, a Presidência da República enviará, ainda no início deste mês, o projeto de lei propondo indenização de R$ 100 mil para cada família dos engenheiros e técnicos.