publicidade

Entidades produtoras de cartografia se reunirão em Brasília

publicidade

Uma parceria firmada nesta semana entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério das Cidades facilitará o conhecimento de dados sobre a atual realidade dos brasileiros e o desenvolvimento de projetos governamentais.

O IBGE vai realizar pesquisas sócio-demográficas e econômicas, atualizando os dados existentes do panorama da produção atual estatística e cartográfica por meio de três grandes diretrizes: a contagem da população, o censo agropecuário e a atualização da cartografia. Essas pesquisas fazem parte do novo projeto 2004-2007, que está sendo implementado em parceria com vários ministérios.

A atualização dos dados vai estar disponível na Internet para os usuários por meio de páginas dinâmicas, bancos de dados e servidores de mapas. Para a disseminação dos dados, serão montados canais interlocutores entre as redes interestaduais e a sede do órgão. De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, esse programa destina-se a ajudar o governo a reconhecer melhor o país com base na cartografia e ter condições de fazer um estudo na área de planejamento urbano.

O projeto tem um custo de R$ 618 milhões e, para diminuir este impacto financeiro, Nunes adianta que apenas em um ano o projeto já poderá envolver cerca de 150 mil pessoas no trabalho de coleta de dados. Para fazer a montagem do inventário de informações da cartografia brasileira, será realizado em Brasília, no dia 14 de outubro, o encontro de entidades produtoras de cartografia. As principais informações do projeto vão ser divulgadas em dezembro de 2005. Já os resultados definitivos estarão concluídos em setembro de 2006.

As informações são da Agência Brasil.

publicidade
Sair da versão mobile