Foi aprovado na quarta-feira (15/10), pelo plenário do Senado Federal, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e Ucrânia. O resultado valida o documento assinado pelos dois países em 2002, que prevê o lançamento do foguete Ciclone-4 a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
Na prática, a parceria possibilitará o início das atividades para a implantação da infra-estrutura necessária para o lançamento dos foguetes ucranianos Ciclone-4. Uma das intenções do Brasil é entrar no mercado de lançadores de satélites. Condições não faltam.
Por um lado, a série Ciclone está entre as mais confiáveis da sua categoria – dos 225 lançamentos dos Ciclones 2 e 3, houve falha em apenas cinco. Por outro, o CLA oferece condições ímpares, sendo o mais bem localizado mundialmente para lançamento de satélites em órbita geoestacionária, de grande interesse econômico.
O acordo de salvaguardas é mais uma etapa na cooperação bilateral iniciada com o acordo quadro de 1999, que previa, entre outras atividades conjuntas, a utilização de veículos lançadores e desenvolvimento de infra-estrutura de solo (centros de lançamento).
As informações são da Agência Brasil.