O relatório final de Projeto Piloto Sistema de Informação Geográfica (GIS) Pantanal já está disponível no website do programa da América Latina e Caribe. Em inglês, estão informações sobre o GIS, links de todos os membros do consórcio, os servidores de mapas da DUCKS, que organizou o projeto, e dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O objetivo principal da Base de Dados em GIS para a Bacia do Alto Paraguai é desenvolver uma ferramenta viável que permita, aos conservacionistas e gestores da Bolívia, Paraguai e Brasil, acessar e compartilhar a informação existente. O projeto visa o estabelecimento e prova de metodologias e formatos para o desenvolvimento da base de dados em GIS da Bacia do Alto Paraguai.
O Projeto foi desenvolvido por 15 organizações (governamentais, centros de pesquisa, universidades e ONGs) da Bolívia, Brasil, Paraguai, Canadá e EUA com suporte financeiro da Oficina de Programas Internacionais do Serviço Florestal e a Divisão de Conservação Internacional do Serviço de Pesca e Vida Silvestre dos EUA.Atualmente está para ser completado, entre outras coisas, um pequeno projeto similar a este, no Mato Grosso; a análise hidrológica para determinar os limites que serão usados na segunda fase do projeto; e a análise da precipitação para estabelecer as datas mais adequadas das imagens Landsat que serão utilizados. Esta informação também estará disponível a toda a sociedade pela internet, junto com informações de projetos de conservação no terreno desenvolvidos por diferentes organizações do consórcio utilizando os métodos e os dados do projeto piloto, para ilustrar diferentes possibilidades de uso da base de dados GIS.
Confira no site http://www.ducks.org/conservation/latinamerica_projects.asp.