publicidade

Ponta Grossa deverá testar software livre para geoprocessamento

publicidade

A cidade de Ponta Grossa (PR) foi escolhida para receber a primeira solução de automatização baseada nos conceitos de software livre. O trabalho será feito pela Associação Brasileira das Empresas de Software Livre (Abrasol), entidade civil que congrega empresas do setor, e a Cobra Tecnologia, companhia controlada do Banco do Brasil. Convênio entre os parceiros foi assinado no mês passado para desenvolver o projeto que pretende atender a qualquer município de pequeno e médio porte.

Estudos de 1998 e 99 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), indicam que a arrecadação municipal aumentaria de 30% a 70% com a automatização. Segundo o presidente da Abrasol, Sandro Nunes Henrique, a solução a ser elaborada pelo consórcio Abrasol-Cobra atenderá inicialmente as áreas de administração financeira, patrimonial, tributária, de recursos humanos, de atendimento ao cidadão e administração de projetos.

Numa segunda fase, o consórcio fará adaptações no sistema para a gestão automatizada das áreas de educação, educação e geoprocessamento. O projeto poderá ser adaptado a qualquer município de até 250 mil habitantes e o custo está estimado entre R$ 500 e 2 mil, o que inclui a solução baseada no software livre e o suporte.

O mais importante para as cidades não será só a economia com a solução de automatização, que não vai requerer pagamento de licenças, como no software proprietário, mas também a autonomia em alterar os programas de software de acordo com sua conveniência.

O suporte será oferecido por empresas associadas à Abrasol e a Cobra Tecnologia fornecerá produtos e serviços de rede e equipamentos.

A informações são da Agência Brasil.

publicidade
Sair da versão mobile