publicidade

UEPG deve disponibilizar base georreferenciada dos Campos Gerais

publicidade

Uma pesquisa multidisciplinar está mapeando o patrimônio natural dos Campos Gerais. O trabalho, que teve início em 2001 e deve ser concluído ainda neste ano, está sendo realizado por professores dos Departamentos de Geociências, Biologia Geral, História, Métodos e Técnicas de Ensino e Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O estudo envolveu 22 municípios dos Campos Gerais: Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Balsa Nova, Porto Amazonas, Campo Largo, Ponta Grossa, Teixeira Soares, Imbituva, Ipiranga, Carambeí, Castro, Tibagi, Imbaú, Telêmaco Borba, Ventania, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Arapoti, São José da Boa Vista e Sengés. Os municípios receberão dois CDs produzidos pela equipe da UEPG, denominados "Cartas-imagem da região dos Campos Gerais" e "Base de dados georreferenciados da região dos Campos Gerais".

O primeiro CD inclui um mapa feito a partir de imagens de satélite de cada município, onde estão identificados, por exemplo, o que é região de cultivo, área urbana, mata nativa, campos, entre outros. Já no segundo, 19 temas formam um banco de dados também de cada município, com um software de consulta às informações.

A UEPG está buscando parcerias para poder disponibilizar esse material, inclusive com as cartas imagem impressas para as escolas.

publicidade
Sair da versão mobile