O terceiro Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-3) pode ser lançado em 2007, segundo informou o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Luiz Bevilacqua, na reunião do Conselho Superior da entidade. Ele ressaltou, entretanto, que o lançamento só ocorrerá caso se iniciem investimentos financeiros em 2004.
A China, parceira do Brasil na construção dos satélites CBERS, tem interesse em evoluir no desenvolvimento de satélites de coletas de dados e aperfeiçoar a resolução das imagens captadas. Segundo Bevilacqua, os chineses manifestaram interesse em adquirir plataformas de coleta de dados produzidas no Brasil.
Bevilacqua esteve recentemente na China participando de reuniões com instituições da área espacial para tratar do terceiro e quarto satélites CBERS, analisar o CBERS-2, lançado em outubro, e discutir a inclusão de outros temas e mecanismos de cooperação entre os dois países.
Um grupo de trabalho será formado para discutir as medidas para os próximos lançamentos dos satélites – o acordo firmado estabelece que o CBERS-4 será lançado de Alcântara, no Maranhão, a comercialização de imagens dos satélites para outros países, o desenvolvimento de outros projetos e revisão do cronograma de lançamento de satélites.