O livro "Indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas", editado pela Embrapa Meio Ambiente, apresenta um banco de dados com a finalidade de organizar, armazenar e recuperar informações relativas a indicadores de sustentabilidade.
O livro fornece abordagem teórica e prática sobre o tema e é dividido em duas partes. A Parte I, com quatro capítulos, contempla os aspectos teóricos mais relevantes para o entendimento da sustentabilidade e seus indicadores.
A Parte II, com 9 capítulos, contém um conjunto de trabalhos que orientam a coleta, sistematização e análise de dados, com o objetivo de construir indicadores de sustentabilidade. Contém referências sobre os indicadores mais utilizados mundialmente, unidades de medidas de indicadores, bibliografias, profissionais envolvidos e instituições que tratam do tema.
A obra apresenta metodologia de avaliação de impacto ambiental de atividades agrícolas utilizando técnicas de sistemas de informações geográficas (GIS) e modelagem matemática de forma integrada. "Esse tema encontra-se ainda em fase de aprimoramento. Essa temática deverá, certamente, nortear as agendas de ensino e pesquisa para os próximos anos", explica José Maria Gusman Ferraz, um dos editores do livro.
Indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas – João Fernando Marques, Ladislau Araújo Skorupa, José Maria Gusman Ferraz (editores) – 282 páginas, R$ 30.
Informações e vendas através do e-mail sac@cnpma.embrapa.br.