A Orbisat da Amazônia completou o processamento automatizado de dados InSAR dos estados de Bolívar e Delta Amacuro, na Venezuela. A empresa é parceira da Infoterra GmbH, uma companhia da EADS/Astrium (Alemanha), que é a principal contratante deste projeto financiado pelo Banco Mundial e o Grupo Mercator.
O CartoSUR é um projeto de cartografia operacional nacional na Venezuela, que cobre aproximadamente 1/3 do país, através do uso de radar e gerando mapas na escala 1:50.000. O projeto de mapeamento dos 263.000 km2 teve início em janeiro de 2003 e foi completado o levantamento aéreo em abril 2003, utilizando o OrbiSAR-1, sistema de Radar Interferométrico de Abertura Sintética aerotransportado da empresa.
O OrbiSAR-1, projetado para aquisição simultânea de duas banda de Radar (banda-X e P), permitiu a rápida produção de 518 Orto-SAR-mapas em escala 1:50.000 de alta qualidade juntamente com modelos digitais de elevação, curvas-de-nível, corpos de água, fluxos, estradas e vários elementos de cobertura de solo como tipos de floresta, densidade de construções, uso de terra, entre outros. O dados foram processados por um software de InSAR desenvolvido pela Orbisat da Amazônia S.A. no Centro Profesional del Este, em Caracas.
O último mapa foi entregue ao cliente deste projeto, o Instituto Geográfico de Venezuela Simon Bolívar (I.G.V.S.B.), em 16 de dezembro 2003. A Orbisat está preparando a continuação de seu programa "ready map", cobrindo toda de América Latina com seus Ortho-SAR-Mapas. Mais informações no site www.orbisat.com.br.