publicidade

Governo estuda meios de garantir recursos para satélites Cbers 3 e 4

publicidade

O novo ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, afirmou que o governo está fazendo esforços para garantir os investimentos necessários ao programa espacial.

"Existe no governo federal um debate sobre uma "engenharia financeira" capaz de aportar recursos financeiros significativos nessa área, que devem ser anunciados ao país em breve", afirmou. Tais recursos se destinam principalmente à reconstrução da torre do Veículo Lançador de Satélites (VLS), em Alcântara, no Maranhão, destruída por um incêndio em agosto último, e lançamento de outro protótipo, à criação do complexo, também no Centro de Lançamento de Alcântara, para o foguete ucraniano Ciclone-4 e ao desenvolvimento dos Satélites Sino-Brasileiros de Recursos Terrestres (Cbers) 3 e 4.

Em seu discurso de posse, Eduardo Campos, além de manifestar interesse em intensificar os programas que envolvem cooperação científica internacional, reiterou a busca de integração com a comunidade acadêmica e a iniciativa privada. Destacou também o papel do conhecimento científico e tecnológico como pressuposto para a consolidação da soberania nacional.

publicidade
Sair da versão mobile