publicidade

Relatório sobre acidente do VLS-1 será adiado

publicidade

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, afirmou na segunda-feira (9/2) que o governo adiou a divulgação do relatório sobre o acidente que matou 21 pessoas durante os preparativos de lançamento de um protótipo do foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), em Alcântara, no Maranhão.

Campos também minimizou a importância de possíveis divergências com o Ministério da Defesa no que diz respeito ao programa espacial brasileiro.

O ministro da Defesa, José Viegas, defende uma parceria com a Rússia nessa área, enquanto os técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia seriam a favor de um trabalho conjunto com a Ucrânia. "Não temos política de ministério, temos política de governo. A política espacial do governo será definida pelo presidente Lula. As alternativas de parceria com a Rússia e a Ucrânia não são excludentes, elas podem ser, inclusive, complementares", disse Campos.

Para o ministro, o primeiro passo para aumentar investimento da iniciativa privada em ciência e tecnologia é a aprovação de uma nova lei de inovação tecnológica.

"A inexistência desse marco legal inibe os investimentos das empresas. Acreditamos que é possível dar ao Brasil, ainda nesse primeiro semestre, um marco regulatório para o setor de ciência e tecnologia. que discipline a relação entre as empresas, a universidade e os institutos de pesquisa." As informações são da Folha de S.Paulo de 10 de fevereiro de 2004.

publicidade
Sair da versão mobile