publicidade

Capital do Maranhão adota GIS no mapeamento criminal

publicidade

O CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) irá unificar e gerenciar as chamadas feitas para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros em São Luís, no Maranhão, a partir de um sistema de informações geográficas (GIS) que mapeia as ocorrências criminais.

Desenvolvido pela Sisgraph, o novo sistema permite a redução do tempo de atendimento, o planejamento operacional mais eficiente e a diminuição do número de trotes nas linhas de emergência. "Torna-se possível atender mais rapidamente as emergências que estão acontecendo, despachando as viaturas mais próximas e com as melhores características para atender a situação", informa Sérgio Nunes, gerente comercial da área de Segurança Pública da Sisgraph.

 "Esse mapeamento criminal vem sendo adotado em todo o país e já é uma ferramenta indispensável na redução da criminalidade", completa. Com o novo sistema, todas as ligações feitas para os números 190 e 193 serão encaminhadas para o centro integrado. Funcionando 24 horas por dia, o CIOPS irá gerenciar o envio de viaturas e policiais para o local da ocorrência e fará o acompanhamento da situação para saber qual foi seu desfecho e quanto tempo demorou o atendimento.

A tecnologia empregada no CIOPS é conhecida como CAD (Computer Aided Dispatch) para gestão de centros integrados. Com esse sistema, o operador localiza em um mapa digital o local de onde foi feita uma chamada de ocorrência e mobiliza a viatura mais próxima para o atendimento.

Antes de chegar ao local, a viatura já terá recebido informações sobre a natureza da chamada e qual o melhor caminho para chegar ao local, além da existência de delegacias, hospitais ou escolas nas proximidades, aumentando assim o grau de planejamento das ações e diminuindo o tempo de resposta da chamada.

publicidade
Sair da versão mobile