A Bandeirante Energia finalizou a primeira fase do Projeto SIT, um sistema de informações técnicas implantado pela Edinfor, que mapeia o cadastro da rede de distribuição e subtransmissão de toda a área de concessão.
Através da instalação de uma plataforma GIS, a companhia de energia consegue visualizar toda a sua área de distribuição (Vale do Paraíba, Alto Tietê e parte do litoral de Caraguatatuba).
A maior vantagem deste sistema é a melhor qualidade de serviço ao consumidor, que passa a ser atendido mais rapidamente caso ocorra algum problema com a distribuição de energia no local em que se encontra. Em caso de emergência, o operador da Bandeirante pode detectar possíveis falhas no sistema de fornecimento, identificar o local que está sendo afetado e gerenciar de uma forma mais eficiente as equipes de manutenção.
"É como se sobrevoássemos a nossa área de concessão em alturas variáveis, com a vantagem de que, à medida que nos aproximamos ou distanciamos do solo, visualizamos as divisas dos municípios, bairros, hidrografia, edificações e a rede elétrica", afirma o coordenador funcional do Projeto da Bandeirante, Pedro Angelo Campos. Ao todo, foram substituídos nove sistemas pela solução AM/FM/GIS/DMS da GE Network Solutions baseada no Smallword GIS e no Power On.
Nesta primeira fase do projeto houve a implantação de dois sub-módulos funcionais importantes: o GSE – Gerência do Sistema Elétrico – e o CFC – Conjunto de Ferramentas de Cálculo. O GSE consiste basicamente no cadastro exaustivo das informações das redes de sub-transmissão e distribuição associada à cartografia de base existente na Bandeirante. Já o CFC permite a simulação de fluxos de potência em circuitos primários e secundários para obtenção dos parâmetros elétricos das redes, a realização de pesquisas avançadas com percursos de rede, além de outras facilidades geradas pelo ambiente gráfico.
A Bandeirante já está desenvolvendo a segunda etapa do projeto, voltada às atividades de manutenção e operação da rede elétrica.