publicidade

Começa o maior evento de geoinformação da América Latina

publicidade

A solenidade oficial de abertura do GEOBrasil 2004 – 5º Congresso e Feira Internacional de Geoinformação foi uma clara demonstração do prestígio que este mercado alcançou nos últimos anos.

Na presença de autoridades do Estado de São Paulo e Governo Federal, o presidente da Alcantara Machado Feiras de Negócios, Rafael Glagliardi, destacou o crescimento do setor de geoinformação, que proporcionou não apenas a continuidade da maior feira de geotecnologias da América Latina, bem como a realização de eventos paralelos como o ExpoGPS e o GEO Óleo e Gás, que conta com a coordenação e o patrocínio da Petrobras. "Instituições como o IBGE e o Inpe, ao lado dos expositores, fizeram deste evento o local mais apropriado para a exposição das novas tecnologias e das grandes discussões sobre o fomento do mercado de geoinformação", destacou o presidente da Alcantara Machado, promotora do evento.

Representando o Ministério da Ciência e Tecnologia, o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Luiz Carlos Miranda, lembrou o compromisso do governo federal com a área de Observação da Terra, garantindo os recursos para a continuidade e aprimoramento do Programa CBERS, cujo segundo satélite sino-brasileiro de sensoriamento remoto, lançado no final do ano passado, está produzindo imagens de alta qualidade e baixo custo para cartografia e análise ambiental.

"Esta área representa uma das mais importantes do nosso programa espacial", destacou Miranda. Guido Gelli, diretor de Geociências do IBGE, anunciou a retomada dos investimentos em Cartografia e Geodésia. "Neste ano estamos trabalhando na atualização cadastral para os censos da população e do agromercado. Além disso, prosseguimos com o projeto de mudança do referencial geodésico, agora numa fase mais avançada", revelou Gelli.

Vale destacar que neste ano o GEOBrasil está sendo realizado simultaneamente às primeiras edições do ExpoGPS – Congresso de Posicionamento por Satélite, do GEO Óleo e Gás – Seminário Internacional de Geotecnologias para Oleodutos e Gasodutos e do GEOInteligência – Fórum Latino-Americano de Proteção e Gerenciamento Crítico de Infra-Estrutura de Serviços Públicos. Nestes três dias, serão 114 palestras e 10 debates, além dos tutoriais.

publicidade
Sair da versão mobile