publicidade

Conselho de Cartografia do Paraná poderá reativar Câmara Técnica de Geoprocessamento

publicidade

Na semana passada, a secretária do Planejamento e Coordenação Geral, Eleonora Bonato Fruet, presidiu a reunião do Conselho de Cartografia do Paraná, do qual é presidente e cujos integrantes foram nomeados em março pelo decreto 2697 do governador Roberto Requião.

O conselho será o foro de discussão e consenso sobre as estratégias e prioridades de desenvolvimento das ações relacionadas à política cartográfica do Paraná. Entre os objetivos do conselho, estão a compatibilização e definição de prioridades dos projetos relacionados à área; a promoção de entendimentos com órgãos públicos federias, estaduais e municipais, bem como com a iniciativa privada, para a harmonização de esforços na execução de ações de cartografia; e o estímulo e a promoção de eventos técnicos e científicos na área cartográfica. Durante o encontro, foi aprovado o nome de Richardson de Souza, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), como secretário executivo.

Além da aprovação do regimento interno do Conselho, foi discutida a possibilidade de reativar a Câmara Técnica de Cartografia e Geoprocessamento, extinta desde 1997, e proposta a inclusão de representantes da Mineropar e da Comec nesse foro de discussão. O Conselho de Cartografia vai padronizar as ações dos diversos órgãos do Estado, tanto os executores dessas ações, quando seus usuários.

Uma das primeiras iniciativas deverá ser reunir toda a documentação existente sobre o assunto e, a partir disso, fazer um levantamento do que ainda é necessário para retomar o planejamento desse setor e implantar essa nova política cartográfica.

A primeira reunião extraordinária do Conselho foi marcada para o dia 17 de maio.

publicidade
Sair da versão mobile