publicidade

Rio de Janeiro ganha novo Laboratório de Geoprocessamento

publicidade

Criada pela Fundação CIDE, a Rede LabGeo.RJ é constituída por um conjunto de instituições do Estado e municípios do Rio de Janeiro que, responsáveis pela produção e gestão de informações setoriais, participam da definição de especificações e estruturação dos metadados relativos às respectivas disciplinas e mantêm os conjuntos dos seus bancos de dados, georreferenciados ou não, segundo as padronizações estabelecidas.

Batizado de Laboratório de Geoprocessamento voltado para o Meio Ambiente Urbano e não Urbano para os Gestores e Pesquisadores sobre o Estado do Rio de Janeiro – LabGeo.RJ, a Rede é um processo dinâmico, com uma clara divisão de tarefas e responsabilidades.

Com o objetivo principal de permitir o intercâmbio de informações relativas ao Estado do Rio de Janeiro entre órgãos governamentais das diversas esferas e a sua disseminação para setores acadêmicos e a sociedade.

Os padrões aplicados pretendem permitir que provedores de informações de todas as instituições do governo possam utilizar esta base para ampliar e disseminar os conhecimentos referentes às suas áreas de atuação.

Além disso, é esperado como conseqüência da maior facilidade de intercâmbio, o sincronismo entre vários tipos de sistemas de informação tornando menor o custo de atualização destes dados, bem como o custo final dos projetos de cada órgão. A área de abrangência inicial do projeto é a região da Bacia da Baía de Guanabara, mas, a partir da infra-estrutura criada, o projeto será estendido para as demais regiões do Rio de Janeiro.

+Informações www.cide.rj.gov.br/labgeo.

publicidade
Sair da versão mobile