A nova versão da ferramenta Mapping Toolbox, da americana The MathWorks, ajuda no mapeamento terrestre e de bacias hidrográficas, permitindo, por exemplo, estudos sobre enchentes e correntes oceânicas, pesquisas espaciais e monitoramento ambiental.
A solução está sendo lançada no Brasil pela Anacom, distribuidora de soluções para desenvolvimento de projetos eletrônicos. A versão 2 do Mapping está mais intuitiva e flexível, principalmente na exibição de mapas, permitindo realizar pesquisas específicas e desenvolver novas técnicas de análise. Outra novidade é o recurso para exibição de mapas 2-D e 3-D. De acordo com Carlos Gonzalez, gerente de produto da Anacom, o Mapping é capaz de construir, manipular e visualizar informações geográficas e geoespaciais, suportando análise de dados como computação geográfica e cálculos em perspectiva sobre território, que levam em conta a curvatura da superfície terrestre.
"Desta forma, é possível fazer qualquer mapeamento geográfico – terrestre, oceânico, fluvial e espacial, viabilizando estudos sobre enchente e correntes oceânicas – usando altimetria e bóias farejadas por satélite; pesquisas científicas sobre planetas; exploração de petróleo e gás; monitoramento ambiental, entre outros", justifica. O Mapping Toolbox 2 ganhou funções para simbolizar a estrutura de dados vetoriais, com acesso a uma variedade ampla de dados, incluindo padrões em formato GIS, imagens georreferenciadas, dados específicos sobre terrenos e arquivos de dados ad-hoc (temporários) simples.
O Mapping passa a suportar diversos formatos de arquivo como ESRI, GeoTIFF, Word para imagens espaciais registradas, Arc ASCII Grid e SDTS, entre outros.
+Informações http://www.anacom.com.br/ e http://www.mathworks.com/.