publicidade

Roteirizador da BR express ganha versão urbana

publicidade

Transportadoras e distribuidoras de pequeno e médio porte, buscando meios para reduzir os custos operacionais, estão apostando em um software de planejamento logístico desenvolvido no pólo tecnológico de São Carlos (SP). Com versões rodoviária e urbana, o roteirizador, principal produto da BR express, é adotado por mais de 200 clientes em todo o Brasil.

O BR inCity é a versão urbana do roteirizador. Programado para resolver os problemas de disposição da carga entre os caminhões e a seqüência das entregas, o software pode reduzir os custos em até 20%. "Com o gerenciamento da ordem de carregamento e do roteiro de entregas, reduzimos a quantidade de caminhões e de funcionários", explica Fabrizio Passari, diretor de tecnologia da BR Express, que concorre em um mercado dominado pelas estrangeiras que desenvolvem soluções com preço geralmente mais elevado.

A criação de rotas precisas, a partir das localidades a serem atendidas e da frota disponível, é possível com a utilização de um completo banco de dados das vias urbanas. Informações como mãos de direção, CEP, numeração das ruas, velocidades médias, restrições de circulação de veículos e proibições de conversão estão disponíveis. As vantagens, entretanto, não se restringem somente à economia na mão-de-obra e no transporte. Os benefícios do software de planejamento logístico também aparecem na qualidade do serviço.

"O roteirizador prevê o horário de chegada de uma encomenda no seu ponto de entrega, aumentando a produtividade de todos os envolvidos no processo", diz Fabrizio.

publicidade
Sair da versão mobile