A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente do Paraná está realizando, em Curitiba, um curso de capacitação técnica com funcionários do governo estadual responsáveis pela implementação do zoneamento ecológico-econômico (ZEE) no estado.
O objetivo é transferir conhecimentos e informações em geoprocessamento e sensoriamento remoto para o desenvolvimento de banco de dados geográficos para o plano do Paraná. O curso é uma das principais ações definidas pelo Programa Zoneamento Ecológico-Econômico, para apoiar os estados na implantação de seus respectivos projetos. Ontem (18/5), o governador Roberto Requião também anunciou o lançamento do projeto de geoprocessamento do crime, que permite o planejamento e o deslocamento de contigente especializados e a sua quantificação em número conforme a necessidade do policiamento no Paraná.
"Temos que agir com racionalidade e inteligência. Tanto que acabamos com o jogo organizado, no combate à lavagem de dinheiro", explicou Requião. Segundo ele, no Canadá, onde esteve na última semana, em missão governamental, o número de policiais por mil habitantes é sensivelmente inferior ao número de policiais do Paraná.
"A violência se reproduz em cima da marginalização de contingente populacional, da ausência do desenvolvimento econômico, do desemprego e do desespero das massas. É muito menos um problema policial e muito mais um problema social e de gestão de um Estado", explicou ele.