publicidade

Governo lança Mapa dos Biomas Brasileiros

publicidade

O governo delimitou na sexta-feira (21/5), por meio de decreto e do lançamento de um mapa, 900 áreas de todo o país que deverão ter prioridade nas atividades federais de conservação ambiental.

A definição das áreas prioritárias é resultado de discussões feitas desde 1998 entre técnicos do governo, organizações não-governamentais e especialistas do setor. Das 900 áreas, 510 foram classificadas como "de extrema importância biológica".

Elas estão espalhadas por todos os Estados brasileiros e abrangem reservas ecológicas, parques e terras indígenas, entre outros, localizados na Amazônia, na mata atlântica, na caatinga, no cerrado, no Pantanal, nos campos sulinos e na zona costeira.

O governo lançou também, em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Mapa dos Biomas Brasileiros e nova edição do Mapa de Vegetação do Brasil. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, 400 milhões de hectares foram degradados pelo homem desde o Descobrimento. A mata atlântica seria a mais devastada (93%), seguida pelo cerrado (80%) e pela caatinga (70%).

Por fim, foi divulgado o Atlas dos Recifes de Coral, mostrando nove áreas de conservação na costa brasileira.

publicidade
Sair da versão mobile