Uma área cedida pelo Exército Brasileiro com pelo menos 20 mil m2. Esse foi o local escolhido para o lançamento da pedra fundamental da nova sede da Embrapa Monitoramento de Satélite, que acontece no próximo dia 25 de junho. Situado na cidade de Campinas, estado de São Paulo, o local receberá, já em ocasião do evento, uma exposição aberta ao público do Centro Simulado de Operações Haiti, montado no espaço de um contêiner, com tecnologias de monitoramento por satélite que a empresa desenvolveu para apoiar a missão de paz do Exército Brasileiro no país em conflito.
Os visitantes e convidados poderão assistir também as demonstrações de uma estação meteorológica de superfície que já está instalada no local. O novo projeto prevê a construção de mais 5,5 mil m2 a fim de complementar as instalações atuais, que ocupam uma área de 1,1 mil m2 e na qual atuam cerca de 50 funcionários.
Segundo o Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Ademar Ribeiro Romeiro, o principal problema se dava no laboratório de geoprocessamento, biblioteca e mapoteca.
"Com a nova sede, a perspectiva é de fazer novas contratações e ampliar e modernizar ainda mais os equipamentos e laboratórios de pesquisa", explica Romeiro.
Informações da Agência Embrapa