Junho foi marcado por muitas novidades no campo de Sensoriamento Remoto no Brasil. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a GISPLAN, empresa especializada em GIS, sensoriamento remoto e engenharia de software, concluíram a recuperação de todas as imagens MSS dos três primeiros satélites Landsat, cobrindo o período de 1973 a 1984.
Estas imagens fazem parte de um acervo importante de dados desta tecnologia, e muito em breve estarão disponíveis à comunidade de usuários. Foram necessários apenas 3 meses para processar estes dados brutos e gerar as imagens MSS-Landsat.
A GISPLAN acrescentou ao sistema de estação CBERS módulos que permitem a geração das imagens digitais dos satélites em formato GeoTIFF. Estas imagens já estão devidamente corrigidas das distorções radiométricas e geométricas. Os atuais sistemas de geoprocessamento permitem a análise espaço-temporal.
Dessa forma, imagens de um passado recente são extremamente importantes para estudos que não se restringem a um retrato de um momento, mas que observam a dinâmica de uma época. Informações da agência INPE