publicidade

Intersat mostra vantagens da tecnologia de satélites ao Governo de Alagoas

publicidade

Na semana passada, o governo de Alagoas organizou um evento sobre a tecnologia de satélites voltada ao setor público. O consultor Juliano Lázaro, da Intersat, empresa especializada em imagens de satélite, foi recebido no palácio pelo governador em exercício Luis Abílio para expor as vantagens dessa tecnologia.

O sistema tem por objetivo auxiliar o governo no planejamento de projetos favorecendo o desenvolvimento do Estado. Participaram do evento secretários estaduais e municipais e demais dirigentes dos órgãos públicos, sobretudo aqueles voltados às áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia civil, agronomia, geografia, meio ambiente e turismo. De acordo com o secretário executivo de Planejamento e Orçamento (Seplan), Márcio Pinto, idealizador do projeto no Estado, a aquisição do produto vai agilizar em até 60 dias o mapeamento de informações geográficas.

Ele explica que se o projeto fosse realizado via aérea ou através de trabalho de campo, levaria até dois anos para ser concluído, além de ser 20 vezes mais caro. "A partir de imagens de satélite, é possível planejar o traçado da rodovia, expansão urbana, estudo do meio ambiente e conhecer o Estado em todas as áreas, facilitando a tomada de decisão do governo com mais agilidade e um custo muito menor", afirma.

O consultor Juliano Lázaro destacou o baixo custo dessa tecnologia de ponta, bem como a comodidade de colher informações geográficas à distância, sem sair do escritório, apenas monitorando as imagens de satélite. "É possível mapear todos os setores do Estado, como limites municipais, vegetação, hidrografia, quantidade de área verde disponível e controle de invasão de áreas de proteção ambiental", assegura Lázaro.

Segundo ele, o estudo de imagens via satélite trará ainda benefícios para a gestão administrativa: os gestores da administração pública, seja em âmbito estadual ou municipal, podem utilizar os dados colhidos via satélite para um melhor gerenciamento e controle de tributos, como o cálculo do IPTU. Por meio das imagens, destaca Lázaro, o Governo terá também o controle de toda a produção agrícola estadual. As imagens de satélite permitem ainda a constante atualização da cartografia, bancos de dados geográficos e monitoramento de fenômenos, o que é fundamental para a tomada de decisões governamentais.

"Nenhuma outra fonte de informações geográficas permite obter dados atualizados com tal rapidez. As imagens visualizadas diretamente num sistema de informações geográficas (GIS) permitem a extração de informações diversas e sua integração com dados digitais de outras fontes ou produtos", finaliza Lázaro.

Informações da Imagem

publicidade
Sair da versão mobile