Os próximos meses serão de expectativa para os envolvidos no projeto entre Brasil e Argentina que visa desenvolver o Satélite Argentino-Brasileiro de Informações sobre Alimentos, Água e Ambiente.
As discussões em torno do artefato foram retomadas há pouco mais de um ano e devem avançar decisivamente durante este mês. Segundo o assessor de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira, Carlos Campelo, o grupo técnico ligado ao projeto deve finalizar em 30 dias um documento que será entregue à autoridades da área espacial.
Cooperação bilateral prevê outros projetos
De acordo com informações colhidas na agência Folha, acordaram-se outras questões relativas à cooperação bilateral na reunião entre representantes governamentais ligados à área do espaço ocorrida esta semana em Buenos Aires.
Houve entendimento preliminar com relação à realização de testes dos satélites argentinos SAC-C e SAOCOM nas instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e decidiu-se também pelo intercâmbio de imagens para fins científicos entre o CBERS-2 e o SAC-C.
Na agenda das próximas ações entre Brasil e Argentina encontra-se ainda o lançamento de experimentos científicos argentinos no foguete de sondagem VS-30, desenvolvido pelo Centro Técnico Espacial, mesmo veículo disponibilizado às universidades e instituições de pesquisa brasileiras para envio de material em gravidade zero. O lançamento, segundo a agência, deverá ser feito no próximo ano.
Informações da Agência Folha e da AEB