Terminou hoje a 24º ESRI User Conference, realizada em San Diego, Califórnia. O evento, que enfocou o uso do sistema de informação geográfica (GIS, sigla em inglês) na promoção do conhecimento, contou com a participação de cerca de 12 mil usuários de todas as partes do mundo.
A mensagem de Jack Dangermond, presidente da ESRI, resume bem o conteúdo de cinco dias de conferência: "Para nós, é possível ter uma conversa em GIS. Esta linguagem da geografia está ajudando-nos a expandir nosso entendimento acerca do mundo, imaginando e criando um futuro melhor".
"Nós vivemos num mundo que está passando por rápidas mudanças onde o crescimento da população, a urbanização, mudanças ambientais e conflitos humanos estão exercendo forças positivas e negativas sobre nós. Assim como o nosso mundo passa a ser cada vez mais complexo, os avanços na ciência e na tecnologia nos ajudam a enfocar melhor as questões do mundo.
O GIS está promovendo um melhor entendimento e uma maior colaboração. Esta é uma linguagem para comunicar idéias, conceitos e promover acordos", afirmou Dangermond. Entre as empresas brasileiras presentes no evento, estavam a IMAGEM, ANP, Petrobrás, TBG, Soltec, Ericson, Serasa, Lactec, Sirvam, Copel, Telemar, CVRD e Santiago e Cintra. "Chama a atenção a grande participação no evento de órgãos do governo americano, como ministério da Defesa, Minas e Energia, etc.
Esses órgãos utilizam a tecnologia ESRI que nós também estamos usando. Isso é até um exemplo para outras empresas brasileiras da importância dessas ferramentas e de como elas podem nos auxiliar", disse o representante da ESRI no Brasil, o Superintendente da ANP, Luiz Sguissardi. Além disso, Sguissardi destacou o grande número de empresas participantes que desenvolvem outros produtos e soluções adicionais para ajudar principalmente no gerenciamento de negócios.
"Outra coisa que chama atenção é que o público participante do evento é bem específico, de alto nível e as apresentações e palestras têm sido excelentes, tanto aquelas que mostram as soluções quanto as que identificam problemas, pois isso nos previne para não cometermos os mesmos erros. Por tudo isso, posso dizer que este é um evento excepcional e que os usuários devem participar", enfatiza ele.
+Informações www.img.com.br