publicidade

Imagens de Satélites se tornam instrumento didático em escolas de todo país

publicidade

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Ministério da Educação (MEC) acabam de firmar uma parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) a fim de ampliar os usuários de imagens geradas por satélites brasileiros. Geralmente as informações oferecidas por esta tecnologia encontram uso entre universidades e institutos de pesquisa para finalidades científicas.

A idéia agora é atingir um outro segmento: as escolas do ensino fundamental e médio. Estas instituições vão promover nos dias 02 e 03 de setembro, um treinamento para técnicos do MEC sobre o uso do sensoriamento remoto em sala de aula, visando à disseminação dessa ferramenta para outros estados. Serão disponibilizadas vagas também para professores do Distrito Federal (DF) da área de ciências da natureza e para geógrafos que se interessem em aplicar este conhecimento em suas escolas.

O treinamento terá palestras ministradas por especialistas do Inpe, entre eles Tânia Sausen, Bernardo Rudorff e Paulo César Alburquerque. Segundo a Agência Espacial Brasileira, as imagens de sensoriamento remoto são consideradas um instrumento poderoso como recurso didático para enriquecer as aulas de ciências, geografia, história, física ou química, pois permitem observar a dinâmica de ocupação urbana (crescimento de cidades satélites), como também ampliam a visão do aluno sobre o espaço onde vive, sua interação e influência nesse local.

A gerente do Programa AEB Escola, Ivette Rodrigues, explica como as imagens despertam a curiosidade nos alunos. "As imagens são bonitas, agradáveis, cheias de cores o que desperta o interesse do aluno, facilitando a assimilação dos conteúdos vivenciados em sala de aula", afirma.

Durante o curso os participantes saberão como uma imagem de satélite é formada, aprenderão a identificar as informações nas cartas-imagens e a visualizar como os dados estão conectados à realidade do aluno e sua vivência em determinada região geográfica.

Desde abril de 2004, as imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Sensoriamento Remoto-CBERS estão sendo disponibilizadas via internet, gratuitamente para todo cidadão brasileiro.

nformações da Agência Espacial Brasileira

As inscrições poderão ser feitas pelo telefone: (61) 411-5517 / 5024.

Para acessar as imagens do programa CBERS: http://www.cbers.inpe.br/

Notícias relacionadas: 23/08 – Uso de fotos dos satélites brasileiros aumentou 2.000% depois da liberação pela internet Artigos relacionados: 05/07 – A Questão do Aerolevantamento no Século XXI

publicidade
Sair da versão mobile