Durante todo o dia de hoje, o SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia) está realizando, no seu Centro Regional em Manaus, a I Reunião do Programa de Aplicação dos Dados SAR/SIPAM.
Uma das metas do encontro é impulsionar o interesse das instituições nacionais e da região amazônica a utilizarem as informações originárias desta tecnologia – dos sensores embarcados na aeronave de sensoriamento remoto, R99B do SIPAM.
Representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Petrobrás, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Forças Armadas estão entre os participantes do evento.
Eles buscam compartilhar os conhecimentos gerados pelas aplicações do sistema. O SIPAM está definindo durante a reunião áreas sobre as quais a aeronave vai realizar vôos, fazendo o imageamento para as primeiras demandas dos órgãos. As imagens serão processadas pelo SIPAM e entregues às instituições que deverão usar os dados de acordo com suas necessidades.
O passo seguinte será validar os resultados em uma reunião posterior, fomentando parcerias imprescindíveis para ações de proteção e desenvolvimento sustentável da região amazônica. As imagens de radar do SIPAM além de serem uma tecnologia voltada exclusivamente para a Amazônia estão à disposição dos parceiros e podem ser utilizadas para os mais variados fins de análises ambientais, territoriais e de planejamento estratégico para as ações destas instituições, como combate a atividades ilegais e prevenção contra a degradação do meio ambiente.
Informações da Agência Ambiente Brasil
Notícias relacionadas: 31/08 – Sipam é destaque em Congresso Internacional