"Procurei suprir uma carência existente na literatura especializada sobre experiências brasileiras no uso de dados de satélites ambientais. Minha obra é um pedacinho da história de sucesso destas aplicações no Brasil", afirma o pesquisador Nelson Jesus Ferreira, do CPTEC/INPE, que está lançando o livro "Aplicações Ambientais Brasileiras dos Satélites NOAA e TIROS-N".
A obra reúne artigos de pesquisadores de diversas instituições brasileiras, enfocando os do INPE. Entre os colaboradores incluem-se idealizadores e pioneiros no uso da tecnologia de sensoriamento remoto no país.
A obra, que contou com o apoio da Divisão de Sensoriamento Remoto/OBT, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ambos do INPE, do Instituto Interamericano de Estudos Globais (IAI) e do CNPq, foi lançado durante o Congresso Brasileiro de Meteorologia, no início deste mês, em Fortaleza.
Nesta quarta-feira, o livro – publicado pela Editora Oficina de Textos – faz sua vez no auditório Sérgio Sobral de Oliveira, do Inpe.
"O foco dado aos satélites da série NOAA da NASA, deve-se a continuidade destes programas por décadas, com missões bem sucedidas, gerando uma extensa gama de dados que são continuamente aplicados a estudos em diversos campos de pesquisa e em monitoramentos ambientais", explica Nelson.
Estes satélites são bastante utilizados no monitoramento de queimadas, da temperatura da superfície dos oceanos, da cobertura vegetal, entre outros.
"Também foram e são utilizados em diversas pesquisas de mestrado e doutorado no Inpe e em outras instituições", lembra o autor.
Fonte: Inpe O livro "Aplicações Ambientais Brasileiras dos Satélites NOAA e TIROS-N" estará, a partir desta quinta-feira, a venda no portal MundoGEO: o melhor canal da internet com livros de análise geográfica.