publicidade

Petrobras usa GIS para expandir gasodutos e ganha prêmio da ESRI

publicidade

A Petrobras recebeu o prêmio Special Achievement in GIS por seu uso exemplar da tecnologia GIS, depois de disputá-lo com mais de 150 mil organizações do mundo todo.

O prêmio foi entregue no mês passado pela ESRI durante a 24ª User Conference em San Diego, na Califórnia. O Consultor Sênior Sidney Pereira dos Santos e o Analista de GIS Renato Cabral, ambos da Petrobras, apresentaram os papers "Uma Abordagem Segura na Implementação da Solução GIS" e "Implementação de APDM na Petrobras". A companhia usou o GIS para dar suporte às suas atividades de negócios na implementação dos projetos de expansão de gasodutos.

"O GIS foi a ferramenta que nos ajudou a mudar o traçado do gasoduto Nordestão II. Originalmente ele acompanhava o litoral, mas teve a rota deslocada para o interior. Com o ganho de extensão pudemos otimizar os custos e ainda oferecer infra-estrutura a regiões carentes.

A geração de oportunidade de desenvolvimento no interior do nordeste está em sintonia com o projeto Fome Zero", explica Sidney Pereira. Tecnologias como a da IMAGEM Soluções de Inteligência Geográfica, que foi contratada para o desenvolvimento do sistema e fornecimento de softwares como ArcGIS, ArcIMS e ArcSDE, programas que combinam dados e imagens e permitem a criação de projetos como o do "Visualizador de Gasodutos", ajudaram a Petrobras a incorporar dados geográficos, sociais e econômicos e compartilhar essas informações com outras áreas da empresa, melhorando o processo de tomada de decisões.

De acordo com a ESRI, os vencedores do prêmio Special Achievment in GIS tiveram a iniciativa de fazer a diferença em comunidades ao redor do mundo. Eles demonstraram a inovação e o comprometimento que leva a incontáveis possibilidades com a tecnologia GIS.

"Elas mereceram ser reconhecidas por sua dedicação e evidente diligência no seu trabalho com GIS".

+Informações http://www.img.com.br/

publicidade
Sair da versão mobile