Mais de 50 países comemoram a Semana Mundial do Espaço, que vai de 4 a 10 de outubro. Em todo o mundo estão previstos vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço. No Brasil as celebrações vão ter destaque com as atividades realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Com a finalidade de encorajar os participantes do evento a explorar as várias formas nas quais as atividades espaciais ajudam no desenvolvimento da sociedade de uma forma sustentada, o tema da Semana Mundial do Espaço para este ano ficou sendo "O ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO".
Este ano ocorrerão palestras no Auditório Sérgio Sobral de Oliveira, no INPE. O Sensoriamento Remoto no Brasil e o satélite CBERS são alguns dos assuntos abordados nos encontros. (confira a programação abaixo) A Semana Mundial do Espaço tem como objetivo principal celebrar internacionalmente a contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.
A ocasião é ideal para os professores de todos os níveis de ensino, agências espaciais, institutos de pesquisas, universidades e escolas, recorrerem ao espaço como meio de estimular os estudantes para as ciências, matemática, física, meio-ambiente, recursos naturais, comunicações, previsão do tempo, engenharia e outros assuntos Programação INPE: 1.
"O Sensoriamento Remoto e o satélite CBERS para o desenvolvimento sustentado" – (Dra. Tânia Maria Sausen). 2."A Meteorologia como instrumento para o desenvolvimento sustentado" – (MSc. Giovanni Dolis Neto).
A coordenadora da Semana Mundial do Espaço no Brasil e pesquisadora do INPE, Drª Tânia Sausen acrescenta: "Este ano como celebração estaremos realizando esta palestra no INPE, um seminário da UNISINOS no dia 8 de outubro, uma exposição no CFET de Teresina e uma exposição na UNEF de Macaé".
Serviço: As inscrições podem ser realizadas, até o dia 04/10/2004, pelo telefone (12) 3945 6164. Falar com Lígia ou Eliete.