publicidade

Satélite detecta sumiço de equipamentos

publicidade

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) anunciou nesta segunda-feira, segundo jornal France Presse, de Nova York, sua preocupação com o desaparecimento, no Iraque, de material e equipamentos do regime de Saddam Hussein que podem ser usados para fabricar armas nucleares.

Graças a imagens de satélite, utilizadas pela inteligência norte-americana, foi constado que prédios, nos quais se encontravam os chamados equipamentos de "uso duplo", como os soldadores de elétrons, sumiram.

Em uma carta ao conselho de segurança, o diretor da AIEA, Mohamed El Baradei reforça seu temor sobre o "extenso e, aparentemente, sistemático desmantelamento de edifícios inteiros que abrigavam equipamentos especializados".

Embora a agência tenha dito, anteriormente, que parte do equipamento militar que se encontrava no Iraque foi localizada depois em depósitos de ferro-velho no exterior, "nenhum dos materiais ou equipamentos de duplo uso de alta qualidade foi achado", afirma El Baradei.

"O desaparecimento destes equipamentos e materiais pode ter importância, no que se refere à proliferação", concluiu o diretor da AIEA.

publicidade
Sair da versão mobile